Páginas

Destaques

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Do nerd ao cool!

Já te chamaram de nerd?! Provavelmente sim (afinal, não estaria neste blog, nem lendo este post agora né?), esses dias me perguntaram sobre o que seria um nerd de verdade? Pensando nisso resolvi escrever sobre a ascensão nerd no mundo.

Como deve ter percebido, a cultura nerd\geek está no topo da lista (Nerd no topo da cadeia alimentar *-*) de produtos consumidos, em todos os sentidos como games, HQ's, filmes, tecnologia, livros, e acredite se quiser, também na moda!

NERD


Video-game:

Os video-games foram a primeira grande conquista para nós, nerds, com tecnologia que poucas pessoas compreendiam ou aceitavam, por muito tempo os video-games foram exclusivos para crianças, nerds ou crianças nerds. Com o passar do tempo essa cultura foi se popularizando e abrindo caminho para novas tecnologias, que na entrada do século 21, quem se adaptou a "era digital" foi devido aos primórdios do video-game e seus aplicativos. Hoje vemos o público Gamer, Nerd e Geek em situações e costumes diferentes.

Asteroids
Hoje sabemos que os games não são produtos exclusivamente indicados para um público ou apenas uma faixa etária. São praticamente uma cultura alternativa de consumo. Os que consomem apenas jogos de vídeo game e manjam de vários estilos são chamados de gamers.

Livros:

Esses são os verdadeiros nerds. Já o "Ler" não é propriamente uma exclusividade nerd\geek, mas alguns temas de livros têm essa premissa, quando lemos um livro em particular, assim como ficção científica por exemplo, costuma agradar a somente um tipo de público. Ou melhor ainda, um livro sobre uma determinada religião, somente os seguidores desta irão comprá-lo. Os maiores consumidores de livros dos últimos 15 anos procuram histórias fantásticas, ficção ou infanto-juvenil. E isso reflete no cinema, com muita bilheteria vendida!

Linda *__*

As Histórias fantásticas tiveram aquele "UP" nas livrarias depois de contar com estórias como Harry Potter, e muito antes disso já contava com "Tolkien" e As crônicas de Nárnia. O que ajudou e muito nas arrecadações de "Doletas" no cinema.

Cinema:

Ah o cinema, como citei agora, é uma casa para a imaginação. Onde você pode atirar com uma arma laser em um dragão de pedra e ninguém irá questionar, afinal, é arte! No início da sétima arte, no cinema mudo, tínhamos histórias de romance, tragédia, comédia e terror, tudo bem distinto e classificado. O tempo passou e vieram histórias inspiradas em Best-seller que viraram ótimos filmes (Recomendo "A última esperança da terra", foi o primeiro filme inspirado em livro que eu assisti [com Charlton Heston]), então executivos e patrocinadores viram que se o livro vende, o filme também venderá!

Omega man
Bem, nem sempre é assim...pois livros ótimos tornam-se filmes medianos ou ruins, raramente veremos o contrário e que o filme tire mais do livro do que o livro conseguiria mostrar, são raros, mas existe sim. Um exemplo disso é Frankenstein, mesmo o filme sendo totalmente diferente do livro de Mary Shelley, não é tão monótono.

História em quadrinhos:

As histórias em quadrinho sempre foram única e exclusivamente direcionada ao público nerd\geek homem adolescente. Desde sua criação ao desenrolar da trama. Mesmo existindo "N" de super-heroínas, o cartel masculino é incomparável, mas estamos falando justamente disso. O cinema também se aproveitou disso e os quadrinhos se aproveitaram do cinema para proliferar essa cultura. Ultimamente vemos muito mais garotas em Comic Shops que a alguns anos atrás, seria pela popularização da cultura geek ou a popularização se deve ao fato de mais garotas entrarem nesse meio, ou ainda, começaram a gostar devido aos seus pais nerds?! Depende muito de cada um.


Quando era mais novo (vish..), tinha vergonha de ser chamado de nerd, até porque nem sabia o que significava, também era chamado de EMO então...esqueça isso...O.O

Televisão:

O maior culpado dos nerds/geeks e sub-culturas estarem nesse patamar é da TV, bem, de um dos programas mais importantes da cultura POP, sem dúvida é The Big Bang Theory, que mostrou esse lado divertido mesmo sendo estranho e até mesmo anti-social que todos nós temos. Indo do Nerd anti-social ao Geek boa-praça, que sempre temos no nosso grupo de amigos, sempre nos identificamos com algum deles, mesmo que em pequenas proporções.


Também nos deparamos com o lado negativo da cultura POP, o lado consumista que a maioria de nós temos, mas não nos damos conta.

Moda:

Os pseudo-nerds, aqueles que acham que entendem só por que vestem uma camisa de super-herói, assistem filmes e jogam video-game. Muitos acham que o nerd tem um estilo de roupa ou corte de cabelo próprio, mas não é bem assim! Nerd não se resume pela aparência, sim pela atitude, The Big Bang Theory foi a maior responsável pela popularização da cultura pop pelo mundo. (Aah a época que era boa essa série...O.o)
 Também contamos com séries direcionadas ao público mais nerd como Doctor Who, It Crowd, Silocon Valley e Star Trek.

Todos queremos nosso lugar no mundo e felizmente está na moda ser nerd, todos querem ser ou parecer nerd seja para camuflar ou chamar a atenção de outras pessoas, mas é claro que tem os que são realmente nerds e geralmente não ligam se estão ou não parecendo ser oque são.


O que Josh Homme, o vocalista da banda Queens of the Stone Age tem a ver com o assunto?! Ele é a perfeita descrição do assunto tratado. Poderia mensionar vários, mas ele é fã de Dungeons and Dragons e líder de uma das maiores bandas de rock da atualidade. Ou seja, Nerd e Cool.
 Também poderia citar Bill Gates, Steve Jobs e Benjamin Franklin que se tornaram símbolos altamente populares para a humanidade.

Você sabe a diferença entre Nerd e Geek? 

"Nerd: A pessoa que um dia você chamará de "chefe"
Geek: A pessoa com quem você implicava na escola e alguém para quem você trabalha como adulto".

O importante é reconhecer que ninguém é melhor ou pior do que ninguém e não podemos tratar as pessoas pela aparência ou estilo de vida. ;}


Como você se sente sobre esse assunto? Deixe sua opinião aí nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário