Páginas

Destaques

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Tank Girl: Uma História que vale a pena conhecer!


Entre os anos 80-90 as revistas amadores tomaram conta do mercado e muitas delas lideraram as grandes publicações, com isso conquistaram seu espaço, alcançaram o topo e acabaram tornando-se grandes influencias à outros artistas. Um exemplo disto é "Monstro do pântano" e "Hellboy" (que depois foram associadas a grandes editoras), Tank Girl não foi diferente.


Com pitadas de Cyberpunk, Cartoon e mangá, Tank Girl surgiu como uma homenagem a Love and Rocket, o maior responsável por revolucionar os quadrinhos em preto e branco nos anos 80. Também "um muito" de Supegirl, Tank Girl apareceu como ilustração em fanzines, segurando uma metralhadora (semelhante a imagem acima) com a frase "Ela quebrará suas costas e suas bolas!" (SHE'LL BREAK YOUR BACK AND YOUR BALLS), mas foi publicada oficialmente pela editora britânica Deadline em 1988, aqui no Brasil foi publicada pela extinta *Animal.




Origem:

Criado por Jamie Hewlett (arte) e Alan Martin (roteiro). Um meteoro cai na Terra em 2022 e modifica completamente a atmosfera do planeta, 11 anos depois em uma Austrália pós apocalíptica, onde a água é o bem mais precioso, uma jovem chamada Rebecca Buck, nome que é raramente mencionado na trama, tem seu passado meio obscuro. Com seu inseparável tanque de guerra, é uma  caçadora de recompensa e por falhar em uma missão para o governo, acabou tornando - se uma "fora da lei".

Personagens:

Booga - Um canguru mutante e namorado de TG , Booga faz de tudo para agradar sua namora, inclusive matar. Seria uma personificação de Bill Clinton com força e agilidade aumentadas.


Stevie - Aborígene de cabelos louros, perito em combate corpo a corpo e em cultura nativa australiana. Também é o ex-namorado de TG.


Camp Koala - Camp Koala é realmente um Koala cinza, o personagem mais importante para Tank Girl. O único ser que TG realmente ama, "Camp" morre tragicamente (explodindo em vários pedacinhos por uma granada) em um capítulo, mas frequentemente reaparece como um espírito guardião nos capítulos seguintes.


Jet Girl - Seus conhecimentos em mecânica permitiu - lhe construir seu próprio jato, com motor "turbo envenenado" e "canhões maneiros". Não é a pessoa mais animada do mundo, mas nunca deixaria TG se divertir sozinha.


Sub Girl - Amiga de infância de TG, Sub Girl não tem seu nome citado ou mencionado em nenhum capítulo da história, pilota um submarino (Quando tem água).


Tank Girl teve publicações de 1988 a 1995 pela Deadline, após uma pausa de quase um ano, em 1996 teve seus direitos comprados pela Vertigo (agora associada a DC Comics) e fora publicado como Tank Girl: The Odissey, a série deu muito certo e chegou a bater números de vendas que igualou a Hellbazer e 100 balas, as mais vendidas da editora. Foi cancelada em 2002.Infelizmente não chegaram muitas delas aqui no Brasil.


A história lida com o mundo pop e estética surrealista do movimento punk e a imponência da personagem feminina tomando conta da situação, tanto que causou polêmica na política do Reino Unido, na época em que fora publicada Margaret Thatcher acusou a HQ de incitar "comportamento lésbico e acabar com a estrutura familiar".

Cinema:

Tank Girl foi para o cinema em 1995, uma adaptação do próprio Alan Martin no roteiro e Jamie Hewlett nas animações que aparecem em boa parte do filme. Com algumas pequenas modificações e adaptando para um público mais universal (diferente dos quadrinhos), diminuindo a violência e os palavrões (Hum, anos 90) e contando um pouco mais do passado de alguns personagens como os cangurus mutantes, Jet Girl e Rebecca Buck\TG, que por sinal é muito falado no filme.


O longa como já esperado, não foi lá essas coisas...mas, assisti quando era criança e gostei bastante, sem entender a maioria das piadas claro, tive que rever o tal filme para escrever esta matéria e realmente deixou muito a desejar dos personagens. Não estou dizendo que seja um filme ruim, mas não chega ao nível dos quadrinhos.

Assista ao trailer:

                                    

Se percebeu alguma semelhança da arte dos quadrinhos, não é mera coincidência. Jamie Hewlett e Damon Albarn (ex-Blur) criaram em 1998 uma banda virtual de Trip Rock chamada Gorillaz.


Não sabe o que é Gorillaz?


Como é muito difícil de conseguir algo original e traduzido para o português, redirecionarei-os para a página "HQ Online" contendo um especial do total de quatro lançados pela Animal. (Tank Girl)
PS: Se souberem de algum site ou banca que venda ou proporcione leitura online, me avise deixando um comentário.

Espero que tenha conseguido lhes proporcionar um bom resumo dessa aventura muito louca com personagens fortes sem ter super poderes e totalmente diferente. Boa leitura e até mais! ;}

2 comentários:

  1. Pq hq's boas são tão difíceis de encontrar? Valeu pela publicação!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela publicaçao, nossa muito massa Tank Girll..

    ResponderExcluir