Páginas

Destaques

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Green Blood: Dinheiro, porrada e tiro! (18+)

Escrito por Masasumi Kakizaki (mais conhecido por Hideout), Green Blood reconta a história de uma das cidades mais importantes da América e do "sonho americano".

Nova York, 1865. O que muitos acreditam ser a terra das oportunidades, na verdade é uma terra sem lei, dominada pelas Gangues.
 O jovem Luke Burns nutre um ódio mortal por elas e tenta viver honestamente, porém, ele não sabe que seu irmão mais velho, Brad, é o "Grim Reaper", o matador de aluguel mais temido da gangue Grave Digger.

Essa é a apresentação da trama de Kakizaki. Com a morte de seu presidente da época  (Abraham Lincoln), que foi o maior responsável por apaziguar o conflito entre o norte e o sul do EUA, o país estava em colapso econômico e entrando na era industrial. Com a falta de rigidez nas leis das cidades do oeste, surgiram várias Gangues e vigilantes por todo o país.


Tudo se passa em Five Points. Região de Manhattan que ficou famosa no século 19 pelas altas taxas de criminalidade, fome, pobreza e doenças. Era habitada majoritariamente por imigrantes italianos, irlandeses e chineses. (Também utilizada em "Gangues de Nova York" de Martin Scorsese)

Luke Burns, trabalha honestamente como lavrador e luta constantemente para sobreviver com seu irmão Brad Burns, que ganha a vida "limpando" a cidade de bandidos e déspotas a mando de Gene McDowell, seu mentor e figura paterna, líder da Grave Digger (Coveiro), sem que seu irmão mais novo descubra.


Sem emprego, Brad, diferente de seu irmão mais novo, dorme o dia todo e finge procurar emprego para fazer justiça pela madrugada. Grim Reaper é como se fosse um Batman do velho oeste, se fosse pobre. Munido apenas de uma pistola  (Baioneta) com uma lâmina na ponta, lembrando muito a figura da morte (Grim Reaper em Inglês). Mesmo sabendo que seu emprego não é o mais honesto que existe, é o preço que ele está disposto a pagar para cumprir seus objetivos.

O roteiro de Kakizaki, além de estar focado inteiramente na história dos Estados Unidos, em sua cultura da época, consegue fazer uma vela homenagem aos filmes "eastern". Focando em telas amplas para dar mais suspense e sem contar na bela apresentação de arte e design dos personagens, cenários e ambiente. Podemos notar até um prego enferrujado na porta de entrada do saloon, é uma arte que você precisa e vai querer rever várias vezes para notar todos os detalhes.


Esse é o primeiro volume de cinco. Esperando pelo relançamento dos próximos volumes, está aqui uma bela aventura para se acompanhar.

Autor: Masasumi Kakizaki

Lançamento: 2011 (Japão)
         Dezembro de 2014 (Brasil)
Relançamento: Novembro de 2015

Editora: Kodansha
Distribuidora: Panini

Nenhum comentário:

Postar um comentário