Páginas

Destaques

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Naruto: Muito além de um simples mangá!

Que Naruto é o anime mais famoso da atualidade, isso todo mundo sabe. O motivo dessa fama se dá ao seu roteiro, personagens bem trabalhados, uma arte legal e muita ação, mas o que levou esse mangá a conquistar tanto o público? Confira.

 Entedo:

Um monstro poderoso conhecido como a Raposa de Nove Caudas (Bijū Kyūbi) atacou a vila ninja conhecida como Konoha, matando várias pessoas. Em resposta, o líder da Vila, o Quarto Hokage selou o monstro dentro de seu filho recém-nascido. Naruto Uzumaki, mas tal ato custou sua vida.




Personagem:

Naruto tem como sua maior motivação torna-se o novo Hokage e conquistar o respeito dos cidadãos da Vila. Assim como levar Sasuke  (seu amigo e agora um vilão na série) de volta à vila e fazer com que desista de sua vingança pessoal. Após todos os eventos da série, Naruto finalmente alcança seus objetivos, mas ser um Hokage já não importava mais.


Influência:

Masashi Kishimoto tomou como base de todo o roteiro o Zodíaco chinês, aplicando as lendas, símbolos e personagens históricos, que tem uma grande presença no Japão, assim criando os símbolos com as mãos usados para fazer os jutsus. Quando Kishimoto estava criando o cenário da série ele inicialmente se concentrou em fazer o design da Vila da Folha, o ambiente inicial da série.

Kishimoto falou que o design da Vila foi criado "bem espontaneamente sem muitas reflexões", apesar dele admitir que o cenário é baseado na sua casa na Prefeitura de Okayama no Japão. Além de admitir que se inspirou em muitos mangás Shönen para compor sua história, os mais famosos são Dragon Ball, Vagabond e Hokuto no Ken. Quem conhece esses mangás\animes deve perceber essas semelhanças que são bem evidentes.

Hokuto no Ken é essa poesia gráfica! 

Recepção:

Além do mangá ser vendido em 35 países além do próprio Japão, em setembro de 2014, teve mais de 200 milhões de cópias impressas, sendo mais de 130 milhões de cópias no país e os 70 milhões restantes no exterior, tornando-se a terceira série de mangá mais vendida da história, seguido por Dragon Ball (230 milhões) e One Piece (345 milhões) sucessivamente. Críticos da série elogiaram o equilíbrio entre as cenas de combate e as de comédia, assim como a personalidade das personagens.

Mesmo a série sendo acusada pela crítica de ser muito violento, pesado e emocional para o público jovem (seu roteiro é de Shönen, então basicamente seria muito violento), todas as mortes e cenas de luta tem um propósito na trama, fazendo com que fique menos adulto e mais emocionante para o leitor.

A VIZ Media, produtora responsável pela distribuição do anime nas Américas e Reino Unido se deu ao trabalho de editar vários episódios para adequar - se a um público maior suavizando sequências de luta, apaziguando diálogos e editando algumas imagens. (O cigarro do Asuma por exemplo)

Charutão malandro!

A trilha sonora é um dos pontos altos que na minha opinião, foi o maior motivo para acompanhar a série e é a principal responsável por render lucros para o estudo Pierrot e Bandai simplesmente pela associação e feedback que tudo isso inclui. A parceria com a Sony Music tem dado muito certo, não é de hoje, mas Naruto é primordial nas vendas de CD com trilha sonora do anime e filmes no oriente.


Vamos combinar que são incríveis essas aberturas!

Outras mídias:

Naruto rendeu muitas outras mídias que além do anime, surgiram vários OVAS (filmes para TV), games, brinquedos, filmes e uma série Spin-off de mangá chamado Rock Lee no seishun full-power Ninden ("Rock Lee e as Peripércias Ninjas de uma Juventude Poderosa"), uma série spin-off de Naruto em SD (super deformation) criada por Kenji Taira, focando Rock Lee como personagem principal onde Orochimaru não passa de um vilão estilo Dick Vigarista e seus planos sempre dão errado. Começou como um mangá publicado pela editora Shueishana revista Saikyō Jump, e posteriormente, deu origem à um anime exibido na TV Tokyo em 2012.


Curiosidades:

Muito antes dos Fillers na TV  (episódios produzidos  fora da cronologia da série), isso também aconteceu no mangá. Os primeiros 238 capítulos são conhecidos como primeira fase, e constituem a primeira parte da história da série, equanto que os capítulos 239 a 244 são um gaiden (sub história) da juventude do personagem Kakashi Hatake. Todos os capítulos subsequentes pertencem a segunda fase, que continua a história original, se passando dois anos e meio depois.

Naruto foi homenageado em outro mangá, seu maior concorrente One Piece. Quando fora anunciado o fim da série, Eiichiro Oda "distribuiu" muitas mensagens na capa do mangá #766 e durante o capítulo todo.


Há boatos de que um filme em Live-action está em negociação com estúdios e será sim uma versão americana, só resta esperar e ver se vai ser um novo Dragon Ball, o Último mestre do ar ou esse dará certo...

Mesmo que não seja um fã do "Furacão da folha", devemos reconhecer que tem sim muito conteúdo nas entranhas de todo o roteiro de Kishimoto. Com tantos personagens bons, carismáticos, interessantes e fortes fez com que acabasse se tornando o principal motivo para ser tão popular. Conte - me qual seu personagem herói ou vilão favorito. Qual o momento mais interessante de toda a saga? ;}

Nenhum comentário:

Postar um comentário