Não foi com a ajuda do Flash nem dos cavaleiros de ouro que descobriram...Afinal, quem descobriu?!
Muito usado em filmes de ficção científica, a velocidade da luz utilizada na supervelocidade das naves de Star Wars e Star Trek (não são a mesma coisa), também utilizada em estórias para viajar no tempo como na franquia de filmes De Volta para o Futuro.
O que Galileu fez estava correto, no entanto ele não teve sucesso com sua experiência. Hoje sabemos que a velocidade da luz é um número muito grande, c = 300 000 km/s, na experiência realizada por Galileu, a luz gastava 10-5 s para percorrer a distância de 2 km. Esse é um tempo muito pequeno e na época não existiam aparelhos capazes de realizar essa medida, por isso Galileu não obteve sucesso em seu experimento.
Com a morte de Galileu, vários outros cientistas continuaram tentando descobrir qual o valor da velocidade da luz. Entre eles estava o astrônomo dinamarquês Ole Roemer que, observando um dos satélites de Júpiter, chegou à conclusão de que a velocidade da luz não é infinita e que sua velocidade era igual a 225 000 km/s, o que corresponde a um valor bem próximo do que atualmente conhecemos. Outros dois cientistas, Leon Foucault e Albert Michelson, se interessaram pelo assunto e, em seus estudos e experiências, chegaram à conclusão de que a velocidade da luz é c = 2,9977 x 108 m/s, um valor mais próximo do que hoje conhecemos. Albert Michelson aprimorou uma ferramenta chamada interferômetro por 25 anos para chegara a esse número.
A luz do Sol leva 8 minutos para chegar a Terra |
Graças à continuidade dos estudos e pesquisas que o valor da velocidade da luz é um dos valores de maior precisão no campo da Física. Durante análises de trabalhos e pesquisas de vários cientistas, os físicos chegaram à conclusão de que o valor da velocidade da luz é igual a: c = 2,997925 x 108 m/s. Claro que ainda não descobriram como ela interfere na viagem temporal. ;}
Nenhum comentário:
Postar um comentário