Eaê pessoal! você conhece TOR? Não Thor, o Deus trovão -_-. TOR é um navegador de internet que distribui e redistribui conteúdo criptografado. Qual a diferença dele para os outros? Pois, à partir de agora você saberá.
Entenda como o navegador redistribui dados para dificultar a identificação do usuário: TOR, na verdade, é uma sigla para "the Onion Router" ("o roteador cebola"). Assimcomo esse vegetal, a navegação do usuário é dividida em várias "camadas", em vez de traçar uma rota direta entre computador e servidor final. Seria como se você fizesse uma rota totalmente diferente e mais longa possível de casa pro trabalho para evitar que alguém o seguisse.
O anvegador que libre a conexão à rede TOR tem várias funções de segurança, como ocultamento de IP (número que identifica seu computador) e bloqueio de conteúdos com Flash e Javascript. Antes de enviar a mensagem do usuário, o tor primeiro a torna criptografada, ou seja, a converte em código, então, repassa - a para a rede tor. Seria mais ou menos assim:
A rede tor é formada por uma cadeia de quatro pontos: você, uma porta de entrada (que sempre varia), vários distribuidores (os "relay nodes") e a porta de saída. a cada distribuidor que a informação é repassada, ela é criptografada. E cada relay node só conhece "um trecho" do caminho percorrido: quem enviou o dado para ele e para quem ele enviará.
Todo esse jogo de passa e repassa acaba tornando a navegação do tor muito mais lenta que de um navegador comum. E a rota completa muda a cada dez minutos. Só o último participante, o da porta de saída, é quem envia a informação de volta à internet de superfície, rumo ao servidor final. Nesse caso, portanto, ela se torna novamente vulnerável à interceptação.
Quando usa sites com HTTPS, baixa arquivos ou usa plug-in inseguros, o tor fica vulnerável. ;}
Nenhum comentário:
Postar um comentário