Nascido no dia 1 de dezembro de 1935, Allan Stewart Königsberg, mais conhecido como Woody Allen é um dos cineastas mais conhecidos do cinema americano. É um cineasta, roteirista, escritor, ator, músico norte-americano e comediante. Por isso postei esta homenagem!
Com seu humor irônico, seco e sutil, Woody Allen começou como um escritor de comédia na década de 1950, escrevendo
piadas e roteiros para televisão e publicação de vários livros de peças
curtas de humor. No início de 1960 , Allen começou a atuar como
comediante de stand-up , enfatizando monólogos ao invés de piadas
tradicionais. Foi indicado 23 vezes e ganhou quatro Oscars: Três de Melhor Roteiro Original e um de Melhor Diretor por Annie Hall (1977).
Allen muitas vezes protagonizou seus filmes, geralmente na personagem
que ele desenvolveu como um standup . Alguns mais conhecido de seus mais
de 40 filmes são Annie Hall, Manhattan (1979), A Rosa Púrpura do Cairo (1985), Hannah e Suas Irmãs (1986), Bullets Over Broadway (1994), Match Point (2005), Vicky Cristina Barcelona (2008), Meia-noite em Paris (2011) e Blue Jasmine (2013).
É também conhecido por lançar atrizes. Seu último lançamento de destaque foi Mira Sorvino, que conquistou o Oscar de melhor atriz coadjuvante pelo papel dado a ela por Allen em Mighty Aphrodite (no Brasil, Poderosa Afrodite).
O cineasta costuma escrever filmes para algumas atrizes que ele chama de "namoradas no cinema", como em Match poiunt, Scoop e Vichy Cristina Barcelona, todos com a belíssima atriz Scarlett Johansson.
Além de comediante, diretor, roteirista e ator de cinema, Woody Allen toca clarinete semanalmente num bar de Nova Iorque. Sua ligação com a música, principalmente com o Jazz,
pode ser conferida em todos os seus filmes, dos quais é responsável
também pela escolha da trilha sonora. Em 2002 participou, pela primeira
vez, do Festival de Cannes, onde ganhou uma Palma de Ouro pelo conjunto de sua obra.
Muitas vezes costumam classificá-lo como um artista completo, mas como ele mesmo se mesmo se descreve; "As pessoas sempre se enganam em duas coisas sobre mim: pensam que sou
um intelectual (porque uso óculos) e que sou um artista (porque meus
filmes sempre perdem dinheiro)".
Em seus filmes Woody (chamo ele assim, pois somos muito próximos! hehe) sempre escreve seus personagens com o maior realismo e ironia ao mesmo tempo, mesmo em dramas. Uma coisa que aprendi com ele foi que as mulheres querem apenas uma coisa: Se casar!
Parabéns! Para Woody Allen e a Scarlett também...Até a próxima! :}
Nenhum comentário:
Postar um comentário