Os Dragões talvez sejam uma das primeiras manifestações culturais ou mito criados pela humanidade, muitos são criados por falta de informações sobre de onde vinham as enchentes, outros serviam para subjugar os povos vizinhos. Continue lendo!
Muito se discute a respeito do que poderia ter dado origem aos mitos sobre dragões em diversos lugares do mundo. Em geral, acredita-se que possam ter surgido da observação pelos povos antigos de fósseis de dinossauros e outras grandes criaturas, como baleias, crocodilos ou rinocerontes, tomados por eles como ossos de dragões.
As mais antigas representações mitológicas de criaturas consideradas como dragões são datadas de aproximadamente 40.000 a. C., em pinturas rupestres de aborígines pré-históricos na Austrália. Pelo que se sabe a respeito, comparando com mitos semelhantes de povos mais contemporâneos, já que não há registro escrito a respeito, tais dragões provavelmente eram reverenciados como deuses, responsáveis pela criação do mundo, e eram vistos de forma positiva pelo povo.
Dragões ao redor do mundo
A imagem mais conhecida dos dragões é a oriunda das lendas europeias (celta/escandinava/germânica) mas a figura é recorrente em quase todas as civilizações antigas, dos dragões com formas de serpentes e crocodilos da Índia até as serpentes emplumadas adoradas como deuses pelos astecas, passando pelos grandes lagartos da Polinésia e por diversos outros, variando enormemente em formas, tamanhos e significados.
O escritor criador de O Senhor dos anéis R.R. Tolkien inspirou-se nessas lendas para criar a base de seus livros, com o dragão como centro de sua obra "O Hobbit". Usando a personalidade dos dragões do Oriente médio, que eram vistos como incarnações do mal, roubavam gados, ouro e ateavam fogo em suas cidades, fazendo analogia da Babilônia ao povo Persa.
O escritor grego Filóstrato, dedicou uma extensa passagem da sua obra Vida de Apolônio de Tiana aos dragões da Índia (livro III, capítulos VI, VII e VIII). Forneceu informações muito detalhadas sobre esses dragões.
Dragões no Oriente Médio
![]() |
Smaug de O Hobbit |
Os dragões da cultura persa, de onde aparentemente se originou a ideia de grandes tesouros guardados por eles e que poderiam ser tomados por aqueles que o derrotassem, hoje tema tão comum em histórias fantásticas.
Dragões na Mesopotâmia
Na antiga Mesopotâmia também havia essa associação de dragões com o mal e o caos. Os dragões dos mitos sumérios, por exemplo, frequentemente cometiam grandes crimes, e por isso acabavam punidos pelos deuses — como Zu, um deus-dragão sumeriano das tempestades, que em certa ocasião teria roubado as pedras onde estavam escritas as leis do universo, e por tal crime acabou sendo morto pelo deus-sol Ninurta.
Os dragões na Ásia
![]() |
Um dragão em Skyrim |
![]() |
Quimera |
Nos mitos do extremo oriente os dragões geralmente desempenham funções superiores a de meros animais mágicos, muitas vezes ocupando a posição de deuses. Na mitologia chinesa os dragões chamam-se
![]() |
Popular festival Chinês |
![]() |
Shen Long de Dragon Ball |
Os dragões são tão poderosos que seria impossível derrota-los, mas em livros, jogos e filmes são uma visão simplista em aparência e poder.
![]() |
Tiamat de Dongeon and Dragons |
Todos os povos têm sua cultura, origens e lendas sobre dragões, mas na cultura pop é sempre legal e assustador ao mesmo tempo derrotar aquele Boss tão difícil. Sempre que jogo RPG, eu sou o mago por causa disto...até a próxima! :}
Nenhum comentário:
Postar um comentário