quinta-feira, 13 de novembro de 2014
Fantasia Completa hoje 74 anos!
Quem não lembra de Fantasia?! Aquele filme da Disney que contava várias histórias curtas em um musical?! Hoje completa 74 anos e foi muito importante para a industria do cinema. Lembraremos algumas curiosidades dessa aventura épica!
Fantasia estreia nos cinemas dia 13 de Novembro de 1940 e criou o "Fantasound"
Leopold Stokowski, além de ser um regente de orquestras, era pioneiro na gravação de som e propôs um sistema especial para Fantasia. Walt queria incorporar as sensações de uma sala de concertos no filme e não teve dúvidas sobre usar o Fantasound. O sistema consistia não só na gravação da trilha sonora, mas na disposição dos oradores no cinema, o que fazia com que o som do filme saísse de diferentes pontos do espaço e não só da tela, como costumava ser.
Dunga poderia ter sido o “O Aprendiz de Feiticeiro”
Mais uma vez, tudo começou com um camundongo. Walt queria que Mickey fosse a estrela na versão animada de o “O Aprendiz de Feiticeiro”, e a ideia de Fantasia evoluiu a partir dessa miniatura musical. No entanto, enquanto Walt desenvolvia a animação, em 1937, Branca de Neve e os Sete Anões estava prestes a se tornar um grande sucesso. Por essa razão, foi sugerido que o Aprendiz fosse interpretado por Dunga, e não pelo Mickey. Mas é claro que, no final, Mickey acabou sendo o protagonista de Fantasia (usando uma roupa parecida com a de Dunga).
Bela Lugosi serviu como inspiração em “Uma Noite no Monte Calvo“
Bela Lugosi foi um famoso ator de filmes de terror e reconhecido, principalmente, pelo seu trabalho em Drácula. Lugosi foi chamado aos estúdios pelo diretor Wilfred Jackson para interpretar as malignas atitudes de Chernabog e inspirar o animador Bill Tytla. Mas Bill não ficou satisfeito e acabou que Jackson interpretou os movimentos diabo Chernabog.
Fantasia recebeu dois Oscars
O primeiro foi para Walt e para a equipe que desenvolveu o Fantasound, uma “notável contribuição para o avanço do uso de som nos filmes por meio da produção de Fantasia“. O segundo foi para Leopold Stokowski “e seus associados, pela realização única na criação de uma nova maneira de visualizar a música em Fantasia, a produção de Walt Disney, ampliando o alcance dos filmes como forma de arte“.
Também é o primeiro filme em que o personagem Mickey Mouse possui olhos com pupilas.
Disney é épica de todas as maneiras, Tudo que toca vira ouro! Não é mesmo?! Gostaram? Comentem...;}
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário